Como criar uma campanha com influenciadores

9 de Maio de 2018

O processo de criação de uma campanha de marketing com influenciadores começa muito antes do recrutamento por si só. Entender como a ação vai ser executada, com quais tipos e nichos de influenciadores e quais os objetivos da campanha são etapas primárias e fundamentais.

Apesar do marketing de influência ser só mais uma das várias estratégias que existem por aí, o planejamento é tão ou mais fundamental, já que inclui tanto execução interna, por parte do anunciante, quanto externa, por parte dos influenciadores.

Com isso em mente, você realmente sabe como criar uma campanha com influenciadores?

#ONDE VOCÊ QUER CHEGAR E QUEM VOCÊ QUER ATINGIR

Definindo os objetivos da sua campanha

O primeiro passo em qualquer ação de marketing, seja ela online ou offline, é traçar onde você quer chegar, ou seja, quais os objetivos que você deseja alcançar. É preciso pensar em resultados específicos (ou seja, aumentar o faturamento por si só não vale).

A intenção em ter um objetivo central está no fato de pensar: por que eu quero usar essa estratégia? Essa é a forma ideal para a minha empresa? Como vou executá-la?

Como existem diversas estratégias de marketing por aí, fazer esses questionamentos e levantar as respostas tornam os resultados mais claros e palpáveis, facilitando todo o direcionamento de seus esforços.

Portanto, é fundamental pensar em objetivos diretos como: aumento do reconhecimento da marca, geração de leads/novos usuários, educação do mercado, criação de autoridade, redução de clientes e muito mais.

Além de traçar os objetivos, é preciso identificar quem você quer atingir com a sua ação. Ou seja, qual é o seu público-alvo, o que consomem e, ainda mais importante, onde estão. Afinal de contas, de nada adianta uma campanha sensacional se for veiculada no lugar errado, certo?

Com todos esses pontos definidos, é hora de pensar em como atingi-los.

#COMO E O QUE FAZER

Pensando na estratégia de marketing

Como qualquer outra forma de marketing, o uso de influenciadores requer planejamento, estratégia e execução. Por conta disso, pensar no como e no que fazer é fundamental para obter sucesso no marketing de influência.

Quando falamos em como fazer uma estratégia com influenciadores, nos referimos a diversos pontos que irão compor a ação. Pensar em quais tipos de influenciador utilizar, quantos serão necessários para ter o alcance que você deseja, quais plataformas abraçar e se usará ou não tecnologia são os principais pontos.

  • Tipos de influenciadores

Ao criar a sua estratégia com influenciadores, é importante pensar qual é o momento do seu produto. O ponto central é entender esse momento e qual o “tamanho” ideal para a sua campanha.

Se você busca atingir muita gente, para gerar conhecimento de marca (e não se importando tanto assim com a audiência que você poderá atingir), o indicado é optar por grandes influenciadores.

Se você busca engajamento com o produto e um conteúdo direcionado para o seu público, o indicado é optar pelos microinfluenciadores – apesar de “menores”, tendem a ser muito mais segmentados.

  • Quais plataformas usar

A Internet oferece uma série de recursos e plataformas de mídias sociais para seus usuários. Porém, quando falamos em estratégia de marketing, quanto mais, melhor, certo? Errado.

Cada plataforma tem uma audiência que gira em torno da funcionalidade que oferece (algumas têm foco maior em vídeo, outras em foco e/ou texto e afins). Portanto, com isso em mente, é preciso definir qual é o melhor formato de divulgação do seu produto e, consequentemente, qual focar.

Se uma foto ou vídeo curto explica bem seu produto, o ideal é optar pelo Instagram. Caso seja necessário um vídeo explicativo mais longo, foque em plataformas como o YouTube.

Há também a questão de que plataformas não servem apenas para conteúdo autoral, mas também para campanhas com influenciadores. Então, fique de olho.

  • Com ou sem tecnologia

A questão de usar ou não usar tecnologia é um ponto-chave na hora de criar a sua estratégia de marketing com influenciadores. Mas, afinal de contas, o que significa isso?

De maneira simplificada, é importante definir como o passo a passo da campanha vai ser executado.

Pensando no cenário sem tecnologia, vai ser necessário buscar um por um os influenciadores na plataforma que você julgou ser a melhor para a sua ação, além de fazer a gestão do recrutamento e a atualização diária de todos os conteúdos e métricas geradas por cada influenciador.

Pensando no cenário com tecnologia, é importante você definir qualferramenta é a ideal para o seu negócio. Aqui na Squid, por exemplo, buscamos desenvolver o produto focando em todas as etapas. Tanto aprimorando as buscas pelos influenciadores, quanto na gestão do recrutamento (com o disparo de e-mails) e na análise dos conteúdos gerados.

#EXECUTANDO A AÇÃO

Como utilizar influenciadores

O marketing de influência não se limita ao “blogueirinho” criando um conteúdo pontual sobre o seu produto. Quando falamos em influenciadores digitais, devemos considerar que são várias as formas de utilizá-los.

Por conta disso, definir qual é o formato ideal para a sua estratégia é um ponto-chave para o sucesso do seu projeto.

Ok, mas o que isso quer dizer? De modo geral, são três os modos de usar influenciadores.

  • Ativação: os influenciadores digitais fazem inserções pontuais para uma marca. Pode ser a presença em algum evento, a participação de maneira especial e afins;
  • Campanha: os influenciadores digitais têm uma participação mais longa na estratégia de divulgação da marca. Aqui na Squid costumamos mensurar as campanhas por meses – e utilizamos diversos influenciadores nelas;
  • Embaixadores: a estratégia de embaixadores é transformar um influenciador digital em um porta-voz da sua marca. A ideia de embaixador é pensar em longevidade, ou seja, ter o mesmo influenciador ao seu lado durante bastante tempo.

#TERMINANDO A PREPARAÇÃO

As principais questões

A criação da campanha é um dos fatores mais importantes para o sucesso do seu projeto. Por definir como toda a execução será feita, ter todos os pontos bem alinhados e delimitados dá muito mais segurança para sua estratégia.

Apesar da possível demora desta etapa, o fundamental é não deixar passar nenhuma das perguntas: o que fazer? Como fazer? Onde fazer? Quando fazer?

Comentários

Novo Comentário:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *