Quais as formas de pagamento para influenciadores?

12 de Janeiro de 2018

Uma das perguntas que nossos clientes mais fazem é: quais são as formas de pagamento para influenciadores? Apesar de ser uma dúvida cruel, já que envolve a parte estrutural da estratégia de marketing com influenciadores, a resposta não é tão complexa quanto parece.

A nova hora do rush dos storiesPowered by Rock Convert

É possível considerar dois tipos de estratégias distintas quando se trata de pagamento para influenciadores: compromisso firmado entre as partes, ou envio de kits e/ou oferta de experiências. Continue lendo esse artigo para saber mais sobre a negociação quais as formas de pagamento para influenciadores.

Como trabalhar com influenciadores

A estratégia de marketing de influência, apesar de simples, requer atenção redobrada em alguns pontos. De maneira resumida, uma ação de marketing com influenciadores segue o seguinte padrão:

  • Definição da audiência;
  • Busca dos influenciadores digitais certos;
  • Monitoramento dos influenciadores para possíveis oportunidades;
  • Relacionamento;
  • Avaliação dos resultados.

Não existe um grau de importância na estratégia de marketing de influência, porém a etapa de relacionamento é uma das que devemos estruturar com uma atenção especial. Isso porque é nela que está a definição do pagamento para influenciadores e a maneira que a ação irá se desenrolar, ou seja, a estrutura da ação.

As formas de pagamento para influenciadores

São diversas as formas de pagamento para influenciadores, sendo que as principais são: giftingpermutadinheiro e competição.

Cada uma dessas maneiras de investimento gera resultados, mas podemos considerar que algumas têm mais sucesso do que outras.

Gifting

De maneira simples, essa forma de pagamento consiste no envio de produtos de uma marca para determinado influenciador digital. Apesar dessa prática se assemelhar bastante com a permuta (que vamos ver a seguir), ela tem a particularidade de não configurar um compromisso entre marca e influenciador.

A intenção com o gifting é, justamente, presentear o influenciador com algum produto e, como retribuição à gentileza, receber um post e/ou review do produto em troca. Mas, vale ressaltar que esse tipo de abordagem não garante que o influenciador irá, de fato, retribuir.

Permuta

Como falamos anteriormente, a permuta se assemelha bastante com a prática de gifting. Entretanto, o que diferencia o pagamento de um e de outro é que no primeiro há o compromisso entre influenciador e marca.

No pagamento por permuta há a etapa de negociação, a qual a empresa oferece determinado(s) produto(s) em troca de publicações – sejam posts em alguma mídia social, reviews em blogs, etc.

Aqui existe um compromisso entre as partes: a marca entrega o produto e o influenciador obrigatoriamente entrega as publicações.

Dinheiro

De maneira simples e direta, o pagamento por dinheiro é o que o próprio nome diz: em troca de determinada quantidade de publicações, a empresa paga o influenciador. Hoje é bastante comum que influenciadores digitais tenham seus próprios mídia kits especificando mídias sociais e preços referentes aos conteúdos criados.

Entretanto, assim como por permuta, o pagamento em dinheiro também engloba a etapa de negociação, ou seja, o valor de cada publicação pode variar.

Competição

A competição entre influenciadores, apesar de soar incomum, também é uma forma de remuneração. Aqui, um determinado número de influenciadores digitais competem entre si e os mais bem colocados ganham produtos que, no final das contas, são o pagamento da ação. Para ilustrar esse tipo de pagamento para influenciadores vamos falar de um case da Squid, o “Compra Certa”.

Durante a ação, os influenciadores competiram entre si e os 5 primeiros no quesito geração de vendas foram recompensados. A intenção com essa forma de pagamento é, justamente, fazer com que influenciadores realmente engajem com a ação em prol de um objetivo previamente estabelecido.

Um detalhe importante quanto ao formato de competição é que a recompensa precisa ser realmente relevante, fazendo com que o esforço desprendido na ação seja bem recompensado.

Apesar de parecer complexo, o marketing de influência é mais simples do que muita gente imagina. Por envolver mapearse relacionar e acompanhar cada influenciador, essa estratégia de marketing causa espanto para algumas pessoas.

Um assunto tão delicado – mas tão importante – como é a remuneração e as formas de pagamento para influenciadores precisa ser tratado com naturalidade e com destreza. O bom relacionamento entre todas as partes envolvidas é a chave para o sucesso.

fale com consultorPowered by Rock Convert

Comentários

Novo Comentário:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *