Marketing de influência: como ser assertivo na escolha do influenciador

15 de Janeiro de 2020

A melhor forma de realizar boas escolhas é estabelecendo critérios claros e objetivos. Veja a seguir como ser assertivo na hora de selecionar o influenciador

Quando falamos de marketing de influência, a quantidade de escolhas que temos que fazer é enorme. Para garantir que as decisões sejam assertivas, é preciso que sejam bem fundamentadas em critérios objetivos, claros e concebidos anteriormente, longe do calor do momento. Por isso, reunimos aqui alguns desses critérios e o por que eles devem ser utilizados no marketing de influência.

Tamanho da sua comunidade

Esse critério é fundamental porque conseguimos analisar parte do poder de persuasão do influenciador, sua capacidade de engajar os seguidores e de fazê-lo crescer. 

Grandes audiências ou comunidades indicam uma boa habilidade para lidar com elas. Se o influenciador foi capaz de angariar um bom número de ouvintes, provavelmente ele também consegue direcioná-los nos temas escolhidos. 

Observe com atenção o tamanho da comunidade dos possíveis influenciadores da sua estratégia, assim os resultados podem ser mais satisfatórios.

Autoridade

Apesar de extremamente importante, o tamanho da comunidade não é o único ponto a ser observado durante a escolha de um influenciador para a campanha. É necessário que essa pessoa seja autoridade no assunto, com resultados positivos a partir de suas experiências.

Não basta apenas ter muitos seguidores, é preciso conhecer o tema, saber entregá-lo de maneira satisfatória e clara, gerando bons frutos.

Essa autoridade é demonstrada na prática, com experimentação e o reconhecimento de outras pessoas da mesma área. Ela é fundamental para garantir que o público confie no que está sendo dito pelo influenciador e realmente considere sua opinião na hora de tomar uma decisão.

Portanto, considere o nível de autoridade e reconhecimento do criador de conteúdo, isso facilitará o bom funcionamento da campanha e trará melhores resultados.

Forma de comunicação

Provavelmente o critério menos óbvio, mas muito importante. A avaliação da forma de comunicação é essencial para escolher um influenciador para a sua campanha. Há diversos tipos de comunicadores e estratégias que podem ser adotadas, por isso é preciso que a forma utilizada pelo influenciador esteja em sintonia com a da marca.

Para definir a melhor abordagem, saiba, primeiro, como o público-alvo prefere se relacionar. É mais informal e divertido ou formal e objetivo? Estudar a quem queremos atingir é fundamental para criar uma comunicação eficiente.

O marketing de influência se baseia especialmente na forma de comunicação e no relacionamento entre criadores de conteúdo e público. Por isso, dedicar uma atenção especial a esse tópico pode ajudar toda a estratégia a dar um passo maior em direção ao sucesso.

Engajamento do público

Muito de um bom influenciador vem de sua capacidade de engajar. O que isso quer dizer? Que ele consegue estabelecer uma significativa troca com o público, criando uma conversa constante com sua comunidade. Isso facilita o caminho para que os resultados cheguem em uma campanha de marketing para ambos os lados.

O criador de conteúdo fornece informações de qualidade para seu público e este, em troca, ajuda a expandir o alcance do influenciador, tanto com mais seguidores quanto de forma monetária.

A conversa entre a figura pública e sua comunidade é uma das bases do marketing de influência – se não for a principal. É por meio dela que as pessoas deixam que um criador de conteúdo interfira em sua tomada de decisão acerca de diversos assuntos, inclusive nas compras. 

O engajamento pode ser medido por comentários, reações e todo tipo de interação entre os dois lados da conversa e serve como um ótimo termômetro sobre o poder de influência do criador de conteúdo analisado. 

Levando em conta os critérios que observamos acima, a escolha do influenciador ideal para o negócio fica mais fácil, além de possibilitar maior qualidade e assertividade. 

Garanta que os tópicos sejam bem analisados e conte com a ajuda da Squid neste tipo de projeto. 

Comentários

Novo Comentário:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *