National Geographic

Diversity

#ExplorerInvestigation

If we had to choose one word to define the Brazilian people, this word would be syncretism. We are born of an ethnic mix, religious and cultural so unique that our main characteristic is to have several characteristics. Equanto Fulano is black and Buddhist, ciclano is Eastern and candomblecista. Perhaps, due to the ethnic and religious mix, these assignments have sounded strange, but they are the picture of our country.

Although we are a mixed people, tolerance to the mix does not always exist. And this tolerance (or lack thereof, oftentimes) was, just, the agenda of the first episode of the series Explorer Investigation, da National Geographic.

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The challenge:

Expor um ideal, conscientizar a população e gerar visualizações

Foram dois os principais desafios da campanha: do ponto de vista estrutural foi encontrar influenciadores que representassem as diversas religiões do nosso país e que mostrassem a importância da tolerância religiosa no nosso contexto, já do ponto de vista de awereness foi a divulgação da série, que foi lançada no canal da National Geographic no YouTube. Por consequência, também surgiu o desafio de alavancar a quantidade de visualizações e de inscritos do canal da marca, representando o rejuvenescimento da audiência.

The solution:

Para a intolerância, conhecimento

Durante a campanha, que durou uma semana, foram usados os dois principais formatos de conteúdos presentes no Instagram. Foram geradas fotos, fixas no feed dos influenciadores, falando sobre a religião de cada um e divulgando o primeiro episódio da série, e stories, explicando um pouco melhor sobre o que se tratava a série. Para ajudar na divulgação, a Nat Geo, além de disponibilizar o episódio de maneira antecipada para os selecionados, criou para cada influenciador uma camiseta personalizada, estampada com o nome da religião e seguida da frase “E daí?”. Thus, munidos de todas as informações necessárias, puderam divulgar o episódio, a série e onde ela estaria disponível, levando tráfego para o canal no YouTube da marca.

The success:

Quebrando um tabu e indo além

Os bons restuldados da campanha, além de poderem ser traduzidos em números, também foram vistos nas publicações dos influenciadores. Em números, além das métricas já citadas, podemos também colocar que foram gerados mais de duas vezes a quantidade de conteúdos contratados inicialmente. Now, falando dos conteúdos em si, podemos considerar que foram gerados vários materiais falando dos episódios subsequentes, de maneira espontânea, organic, devido ao tema da série Explorer Investigation.

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