How to measure the results of a campaign with influencers

12 The February the 2020

The influence of marketing market grows every year. But, how to know if the campaigns are really working? On here, nós revelamos táticas para unir tecnologia e expertise em suas ações

Depois de muito analisar — e ver os concorrentes fazendo ação com influenciadores, você está convencido de que o marketing de influência é importante para a sua marca. Contudo, antes de dar o próximo passo, planejar a campanha e iniciar o projeto, surge a famosa dúvida: como mensurar o sucesso de uma ação com content creators? exist várias métricas que ajudam a determinar o resultado de uma campanha, e saber como identificar o retorno que elas trazem para a sua empresa é fundamental.

Na Squid, nós unimos tecnologia, dados e expertise para extrair informações, aprender com elas e colocar em prática estratégias ainda mais efetivas para garantir bons resultados. Veja, on here, os detalhes de como funciona o passo a passo das nossas campanhas:

Briefing

O primeiro passo de qualquer campanha é coletar o briefing do projeto. Com ele, entendemos os objetivos do cliente, que podem ser, for example, brand awareness (descoberta e reconhecimento de marca), branding ou conversão. Esses objetivos podem variar de acordo com o nível de maturidade digital do anunciante e os desafios da empresa.

O próximo passo é partir para o planejamento!

At this stage, é hora de pensar em público-alvo, influenciadores ideias para o projeto, genre, faixa-etária e tipos de conteúdo (photo, video, feed, stories, among others). Empresas especialistas são fundamentais nesse processo, uma vez que contam com recursos e expertise necessária para garantir o match perfeito entre campanha e influenciadores. Na Squid, contamos com o Influencer search, que ajuda na identificação de influenciadores por categoria, audiência, localização e demais filtros desejados. Outro aliado dessa etapa é o Audience intelligence, que utiliza dados demográficos e interesses de seguidores dos influenciadores para entender a audiência com mais assertividade.

E como fica a parte de gerenciamento da campanha?

Gestão, CRM (Customer Relationship Management) — conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente, e negociação dos influenciadores é realizada via plataforma, evitando desalinhamentos e concentrando informações importantes. Contamos também com um time de especialistas, que fica responsável por todo relacionamento com os influenciadores e garante que a campanha tenha um bom desenvolvimento. Eles acompanham o dia a dia dos influenciadores, tirando dúvidas e opinando sobre os conteúdos produzidos, e fazem o alinhamento de expectativas entre clientes e influenciadores.

Hora da análise de dados

Antes de começar a avaliar as métricas e informações de uma campanha, é importante definir o tipo de KPI e os principais objetivos que deseja atingir com ela. Se você busca awareness (reconhecimento da sua marca, product, aplicativo ou serviço), precisa olhar para a quantidade de pessoas alcançadas, impressões ou novos visitantes no site. No caso da consideração, fique de olho em aumento dos resultados da mídia (SEM, Retargeting, Afiliados, etc) e análise de sentimento dos comentários. Se o seu foco é conversão (aumentar a venda do produto, os downloads do aplicativo ou aumentar os visitantes na loja física), não deixe de acompanhar leads, conversões no site e na loja física.

Entenda que, ao fazer a mensuração, existem KPIs quantitativos (scope, impressions, engagement rate, CPC e ROI) e qualitativos (content, autenticidade, leads qualificados, representatividade e valor social) e eles precisam ser relevantes para o seu objetivo. A relação entre os dois é fácil de ser entendida: os KPIs são responsáveis por medir a performance de seu objetivo.

Ao utilizar a nossa ferramenta, o cliente tem acesso à parte de analytics, que basicamente oferece uma visão completa de como a campanha está desempenhando. Em visão geral, for example, é possível visualizar a quantidade de influenciadores ativados e conteúdos produzidos e números expressivos, como impressões, scope, engajamento e alcance efetivo. Esses dados servem como apoio para próximas tomadas de decisão.

Também é possível acessar outras informações, como público-alvo, que mostra o tipo de audiência impactada na campanha e até as cidades e Estados com maior audiência. Ao clicar em métricas dos conteúdos, dá para identificar em tempo real o total de stories e posts realizados, a taxa de entrega dos influenciadores, o total de conteúdo produzido por influenciador e afins.

No quesito métricas de engajamento, é possível analisar o comportamento dos influenciadores durante a ação e identificar, for example, dia da semana e hora da postagem. On here, podemos avaliar também o comportamento da audiência em engajamentos por dia ao longo da campanha. Ponto importante dessa etapa: ele serve como um grande histórico da ação, uma vez que mostra o engajamento por dia e formato (stories ou post no feed) e o acumulado durante todo o período de campanha.

Métricas e relatórios

Disponibilizamos com transparência todas as métricas da campanha em tempo real e, ao final do projeto, produzimos um relatório personalizado com insights. Isso garante uma curva de aprendizado muito rápida, permitindo que a Squid atue como referência e consultoria de marketing de influência. Remember if: fazer o acompanhamento das métricas com frequência é a chave para identificar (e garantir) que o retorno seja adequado ao investimento feito.

Agora que você já sabe como funciona a nossa metodologia e, mainly, entende como mensurar resultados na plataforma da Squid, que tal marcar um bate-papo com um de nossos especialistas? Vamos, juntos, criar uma nova forma de comunicação e fortalecer o mercado de marketing de influência.

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