Mídia kit: para que serve e como elaborar o seu material

20 de Dezembro de 2019

Se você trabalha (ou deseja trabalhar) como criador de conteúdo, aqui vai uma dica valiosa: tenha um mídia kit prontinho e, de preferência, sempre atualizado. O motivo? Ele é a sua apresentação para o mercado, uma espécie de currículo que deve conter o seu projeto como influenciador digital, contar um pouco sobre você e mostrar detalhes sobre o seu trabalho.

“Tem muita gente que trabalha com marketing de influência, mas não sabe o que é um mídia kit. E ele é importantíssimo! Ali, você deve colocar os tipos de trabalho que já fez, os conteúdos mais legais que produziu, as marcas com as quais trabalhou, as frases que mais representam suas ideias… Enfim, o seu jeito de ser”, explica Abner Almiro, influenciador digital

Abner Almiro, criador de conteúdo, conta como e quando criou o seu primeiro mídia kit

O mídia kit também facilita o contato com os anunciantes e é uma ferramenta essencial para precificar seu trabalho. Isso porque, antes de uma empresa contratar os seus serviços, ela precisa saber se você realmente entrega o que afirma e, acima de tudo, se está dentro do perfil que eles buscam. Se as expectativas baterem, melhor ainda! Contrato assinado e negócio fechado. 

“Quando você encara o seu Instagram (ou outras mídias sociais) como um negócio formal, demonstra mais profissionalismo. E toda a marca se sentirá bem mais confortável em fechar parcerias e investir dinheiro em pessoas e projetos que trabalham assim”, explica Elaine Villatoro, criadora de conteúdo e autora do blog Live More, Travel More.

E não pense que o documento é válido para a vida toda. Ele precisa de atualização mensal ou de acordo com a demanda das marcas. “Eu sempre tento incluir novas informações, marcas que estou trabalhando, número de seguidores, engajamento. Esses dados são fundamentais para que as empresas enxerguem o meu potencial como influenciador”, explica Abner.  Por mais que seja trabalhoso, manter as informações em dia é a chave para conseguir bons projetos. E várias marcas pedem essas informações antes de assinar o contrato. 

Descubra que tipo de conteúdo colocar no seu mídia kit

O que não pode faltar num mídia kit de sucesso? “Acho que o primordial é ter a sua identidade. Como criador de conteúdo, você deve mostrar através do seu mídia kit, todo o seu poder de influência. Pense bem no conteúdo antes de escrever e tente mostrar um pouco além do que você mostra no seu dia a dia”, destaca Abner. 

Como bônus, quem é cadastrado na Squid tem o benefício de de poder criar um midia kit de forma super prática e sem custo. Veja como é fácil: 

  1. Faça o login na plataforma da Squid;
  2. Clique em “Meu perfil”;
  3. Selecione a opção “Mídia Kit”;
  4. Escreva o seu nome, clique em “Salvar e Continuar”. Aguarde o salvamento das informações;
  5. Em seguida, preencha as abas que mais te interessam;
  6. Clique em “Ver como está ficando”;
  7. Prontinho, o seu mídia kit já está finalizado.

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