O que o Big Brother Brasil nos ensina sobre marketing

30 de Março de 2020

Ao unir webcelebridades e anônimos na mesma casa, o BBB se recolocou na rotina dos telespectadores, transformando sua relação com o público, audiência e lucratividade. Confira os principais insights sobre marketing:

Créditos: GSHOW/TV GLOBO/DIVULGAÇÃO

Muita gente já tinha dado o programa como acabado, mas a verdade é que o reality show Big Brother Brasil renasceu em 2020 e está em uma das suas melhores edições. Com a utilização do marketing de influência, o programa se recolocou na rotina dos telespectadores, ressignificando sua relação com o público e sua lucratividade. Veremos a seguir 4 ensinamentos que o reality nos deu sobre marketing com a nova estratégia.

1. Planejamento, como sempre, é essencial

Muito do programa se baseia na espontaneidade e em imprevisibilidade das reações de seus participantes e público. Apesar disso, planejar ações é fundamental para que os objetivos desejados sejam alcançados. Manu Gavassi, influenciadora que está participando dessa edição do programa planejou as suas postagens nas mídias sociais por 93 dias – o tempo de duração total do desafio. Mesmo com toda essa antecipação, Manu bateu o recorde do Instagram de novos seguidores em um dia e já ultrapassou a marca de 10 milhões de seguidores. Isso mostra o quanto planejar e investir na criação de conteúdo de forma calculada pode ter efeitos incríveis!

2. Aproveite todas as “vitrines” que puder!

Dentro do programa, os participantes são proibidos de fazerem propagandas de seus produtos e marcas pessoais. No entanto, isso não impediu que Bianca Andrade (também conhecida como Boca Rosa), influenciadora que possui uma marca própria de maquiagem aproveitasse o grande alcance do programa para mostrar seus produtos, mesmo sem falar deles. Em um momento que a participante chorou, os telespectadores mais atentos repararam que a maquiagem permaneceu intacta. Isso gerou um burburinho positivo sobre a qualidade dos produtos da influencer. Além disso, ela seguiu a estratégia da Manu e também se planejou, deixando pronto um conteúdo exclusivo para o período em que ela participaria do programa.

A influenciadora Bianca Andrade (Boca Rosa) durante sua participação no programa. Créditos: site Fofoca Aí/Tv Gazeta.

3. Faça parcerias em que todo mundo ganhe

Mudando um pouco de perspectiva, podemos falar dos ganhos que a emissora Globo, que transmite o programa, teve ao utilizar a estratégia do marketing de influência. É justo observar que não foram apenas os influenciadores que lucraram com essa ação. A empresa atraiu patrocinadores e audiência, faturando milhões, além de ressuscitar um programa de sua grade com milhares de espectadores. Do lado dos influenciadores, o crescimento de público e a divulgação nacional chegam em doses cavalares, valorizando sua presença nas redes sociais trazendo ótimos resultados para os participantes.

4. Cuide do seu discurso

Nos dias atuais, tudo pode tomar grandes proporções e uma palavra pode “entortar” as relações. Como exemplo, podemos pensar no caso do participante Daniel, eliminado recentemente. Após uma declaração machista, o brother teve a atenção chamada pelas sisters da casa, trazendo uma repercussão enorme nas mídias sociais. Em um momento de descontração na sala da casa, Daniel soltou a seguinte frase: “Mas também, fui abrir um negócio de homem perto de [mulheres]…”. A fala logo foi repreendida pelas sisters. Depois, ele reconheceu o erro e se desculpou com todas as participantes. 

Foto: Manu Gavassi em post sobre voto de silêncio. Créditos: Instagram/@manugavassi.

A opinião pública ainda se divide sobre o caso e, por isso mesmo, é necessário tomar cuidado com os posicionamentos. É importante ser transparente com seu público para garantir uma conexão firme e que tenha possibilidade de crescimento.

Mudar a perspectiva sobre as nossas estratégias de divulgação pessoal é fundamental para o crescimento da marca e do negócio como um todo. É preciso abandonar ideias preconcebidas e procurar o que há de novo que pode trabalhar a nosso favor. Então, pegue tudo que você já viu, vire de ponta-cabeça e responda: o que você enxerga agora? Planeje, aproveite e chame os parceiros que vão te ajudar a ir mais longe!

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