9 truques para ter boas fotos no Instagram

30 de Maio de 2018

Além de todas as informações que você precisa pensar no momento de criar um conteúdo, como a legenda e o público para o qual ele se destina, a imagem da sua publicação é um dos pontos mais importantes – especialmente se estivermos falando sobre Instagram, que é uma rede social bastante visual.

Ter boas imagens é o primeiro fator a chamar a atenção dos usuários e as imagens são também a forma de você se mostrar para seus seguidores e, por isso, são fundamentais que reflitam sua verdadeira personalidade.

Sabendo disso, listamos aqui alguns detalhes que você deve considerar ao criar as imagens dos seus posts, sejam fotos, vídeos ou boomerangs. Apesar do foco em Instagram, você pode aproveitar as dicas para outras redes sociais. Alguns desses detalhes fazem parte dos princípios básicos da fotografia, mas você vai perceber que seu celular ou câmera já facilita muito a maioria deles. Vem ver!

#Iluminação

Ao capturar uma imagem cuide para que a luz seja a melhor possível. Fotos com luz natural geralmente são as de maior qualidade. Se você tiver de tirar fotos em um ambiente fechado, opte pelo flash para garantir que a foto não fique tão escura quanto o ambiente. Mas saiba que o flash reduz a qualidade da imagem.

Apesar da luz natural contribuir bastante para a qualidade das imagens, tenha cuidado com a contraluz. Fotos assim deixam o objeto principal da imagem sem luz. Ou seja, você verá apenas uma silhueta. Ao capturar a foto, garanta que a luz está na mesma direção da câmera.

#Resolução

A resolução define a qualidade da sua imagem e, consequentemente, a nitidez. Está diretamente ligada às dimensões em pixels, assim, quanto mais pixels por polegada maior a resolução da imagem. Portanto, preze sempre por uma imagem com resolução adequada para determinado formato.

#Ângulo

O ângulo em que a foto é tirada também contribui bastante para um olhar estético mais apurado – o que garante sua personalidade. Por isso, teste vários ângulos no momento de tirar a foto e publique a que mais te agrada. Tire do alto, de baixo, de frente, na lateral, na vertical, na horizontal, mais próximas, mais distantes… faça vários testes e descubra o seu famoso #ladobom.

#Foco

Aproveitando que você testará o ângulo, aproveite também para brincar com o foco dos elementos da foto. Mostre profundidade focando num elemento mais distante, depois traga o foco para o elemento principal do plano. Esses exercícios vão contribuir para que você desenvolva um olhar mais apurado para as imagens no seu perfil e, consequentemente, proporcionará imagens com mais qualidade não apenas técnica, mas também artística.

Cuide para não publicar imagens que estejam fora de foco – a não ser que esta seja a sua intenção. Licença poética que fala, né?

#Cenário

Quando falamos de cenário, não estamos nos referindo apenas àquelas paisagens de praias paradisíacas ou montanhas maravilhosas. O cenário compõe boa parte da foto e você mesmo pode criá-lo no momento ou lugar em que estiver.

Uma parede com cor chamativa, uma rua movimentada… qualquer lugar serve! O que diferencia uma foto legal não é apenas os elementos que compõem ela, mas a forma e o cuidado como você os articula na imagem.

#Paleta de Cores

Em um de nossos Squid Hacks, falamos sobre a paleta de cores! Ela nada mais é do que usar atributos de cor para garantir uma identidade visual específica para o seu perfil. A Squid, por exemplo, tem a paleta de cores laranja, por isso, ao criarmos um conteúdo utilizamos essa cor com frequência para consolidar nossa identidade. Você já definiu a sua paleta?

“Defina sua paleta de cores e treine o olhar para suas fotos.
Uma peça de roupa, o fundo, a cor do filtro…
tudo pode contribuir para uma imagem incrível e que seja a sua cara”

No vídeo abaixo mostramos os 5 C’s da criação de conteúdo e um deles é justamente a Cor! Aproveita e dá uma olhadinha:

#Formatos

Uma imagem será sempre capturada na vertical ou na horizontal, por isso, atente-se para o formato dela em cada rede. Para Youtube, por exemplo, as imagens devem sempre ser capturadas na horizontal. Enquanto para o Stories, a vertical é ideal. Claro que você pode utilizar os formatos que tiver a imagem capturada disponível, mas tirá-la nesses formatos garantirá que você irá aproveitar 100% dela, da melhor maneira possível.

Aproveite também para capturar imagens em formatos diferentes de mídia: teste boomerangs, vídeos e GIFs… entenda quais conteúdos seu público consome mais e invista neles.

#Edição

Por mais que você cuide para tirar uma foto que equilibre todos os conceitos técnicos da fotografia, os apps de edição também ajudam muito a customizar a imagem e deixá-la com a sua personalidade (olá, paleta de cores!).

Porém, utilize-os com sabedoria! Não faça edições falsas e evite a edição muito carregada… são pontos que você precisa sempre prezar para garantir que uma foto boa não seja perdida por uma edição mal feita.

Por fim…

Você já conhece a Regra dos Terços?

A regra dos terços está ligada ao enquadramento da imagem e orienta para que o objeto principal da foto não fique centralizado, mas fique um pouco mais para o lado. Isso porque nossos olhos são atraídos naturalmente por imagens divididas em 3 partes e que tenham um objeto descentralizado.

Imagine, portanto, duas linhas verticais e duas linhas horizontais na tela, exatamente como no feed do Instagram. Posicione o objeto que você quer focar no encontro de duas dessas linhas e tire a foto. Algumas câmeras, inclusive, já vêm com essa opção de ativar as linhas na tela no momento da foto, para facilitar.

Essas são algumas das dicas para produzir imagens com maior qualidade para o seu perfil, mas lembre-se de que é um conjunto de coisas que garante sua identidade e consolida sua personalidade como influencer. Invista na autenticidade.

Imagine, portanto, duas linhas verticais e duas linhas horizontais na tela, exatamente como no feed do Instagram. Posicione o objeto que você quer focar no encontro de duas dessas linhas e tire a foto. Algumas câmeras, inclusive, já vêm com essa opção de ativar as linhas na tela no momento da foto, para facilitar.

Essas são algumas das dicas para produzir imagens com maior qualidade para o seu perfil, mas lembre-se de que é um conjunto de coisas que garante sua identidade e consolida sua personalidade como influencer. Invista na autenticidade.

Comentários

Novo Comentário:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *