5 dicas para ter uma ótima bio no Instagram (e atrair seguidores)

12 de Janeiro de 2018

Você já entrou em um perfil do Instagram e pensou “Nossa! Super me identifiquei com essa pessoa” e passou a segui-la imediatamente? Pois é, isso também já aconteceu comigo. Às vezes, algum perfil possui uma bio no Instagram tão boa que você nem precisa olhar as fotos para saber se vale a pena segui-lo. Mas, como essa pessoa conseguiu escrever uma apresentação assim?

Separamos 5 dicas para te ajudar a elaborar uma melhor bio no Instagram (e que, consequentemente, vai atrair mais seguidores).

 

#1 NOME

Coloque seu nome real

O primeiro passo para criar uma boa bio do Instagram é garantir que seu nome seja, de fato, seu nome. Basicamente, o que queremos dizer com isso é que o campo “nome” do seu perfil não é o seu username. Pessoas que procurarem você no Instagram irão muito provavelmente procurar pelo seu nome real ou o nome da sua empresa, e a consistência permite que outros usuários saibam se o perfil que estão vendo é realmente seu e não de um impostor.

Isso parece meio óbvio, mas tem uma razão para tal. Nessa rede social, os únicos campos que são levados em consideração pelo campo de busca são “nome” e “username”. Então, é importante que o nome que você utiliza na sua bio no Instagram seja aquele que seus seguidores e espectadores estão procurando.

Mas isso não significa que você não possa mudar um pouco as coisas! Se você tem uma especialidade ou nicho, ou é conhecido por algo em particular, você pode colocar esse detalhe no seu nome também.

#2 IDENTIDADE

Sua foto e texto da bio

Se você é um pequeno negócio ou um blogueiro, você deveria usar um rosto para sua foto de perfil, não um logotipo. Não tem motivo para ser tímido aqui, dê as caras!

Isso é muito importante para quando você está tentando ganhar seguidores. Pense comigo: quando você comenta ou curte a foto de alguém, eles verão seu logotipo e nem vão dar bola – podem até pensar que é uma conta de spam, tentando vender seguidores, ou algo assim. Mas se eles se depararem com um rosto, isso muda. Eles irão clicar na foto e serão redirecionados para o perfil e, se gostarem do que virem, provavelmente começarão a te seguir – que é o que você quer.

Além disso, seja direto e faça com que as pessoas se identifiquem com você. Pense bem: você só tem algumas poucas frases para atrair pessoas e deixar elas saberem exatamente o que você é ou o que faz. Pense nas 2 ou 3 palavras mais importantes que descrevem você ou sua marca e trabalhe nisso.

Uma boa bio no Instagram define com precisão o que é o seu negócio e o que você faz. Então, se você quer se destacar por uma habilidade em particular, profissão, hobbie ou interesse, você pode incluir esses detalhes ali.

Mas não precisa ser grudento e excessivamente sentimental, contando sua história inteira, tá? Ninguém gosta disso. Tente fazer com que leiam sua bio e queiram te seguir. Não seja só business toda hora, coloque um toque de personalidade.

Você também pode colocar um pouco de traços peculiares. Vai por mim, todo mundo gosta de alguma coisa diferente.

#3 EMOJIS

Emojis? Sim, sim, sim

Emojis quebram um pouco do texto e chama a atenção dos olhos. Isso faz com que eles realmente queiram ler a seu bio e ver o porquê aqueles emojis estão ali.

Em um mundo de negócios, papo sério, corporativo, é bom ver emojis onde eles normalmente não estariam. Pense nisso: se você trabalhou em um lugar chato e tinha de responder a um chefe ainda mais chato, você nunca usaria um emoji em um e-mail ou em uma mensagem de texto. Tentamos o tempo todo ser tão “100% profissionais” que, às vezes, esquecemos como é ser nós mesmos.

Todo mundo usa emojis (as mães, 10x mais). Por quê? Porque uma imagem fala mais que mil palavras, né? Algumas vezes é mais fácil colocar um emoji engraçadinho para expressar o que queremos dizer. A ideia é fazer com que qualquer pessoa que leia a bio sinta algo que as faça ficar no seu perfil e te seguir.

#4 CONTATO

Coloque seu e-mail

Ter um e-mail para contato é importantíssimo. Sabe por quê? Não importa sobre o que você fala, ou divulga no Instagram, você tem de ser acessível para as pessoas que quiserem te contatar. Se não, pode ser que você esteja perdendo grandes oportunidades.

Imagine que alguma marca encontre seu Instagram de alguma forma. Eles vão ver seu perfil e gostar muito do seu conteúdo. A primeira coisa que eles irão precisar é do seu e-mail (no mínimo) para poder falar com você. Você pode dificultar muito isso colocando um link para o seu site, onde eles terão de entrar para tentar encontrar seu contato. Ou você pode facilitar esse processo já apresentando essa informação na sua bio.

#5 FORMATAÇÃO

Tenha uma bio simples

Sempre nos deparamos com aqueles perfis que têm uma biografia cheia de caracteres diferentes. É possível alterar a fonte da bio com alguns aplicativos e truques,mas isso não é algo recomendado. Um dos motivos é o fato de que caracteres estranhos deixam o texto ilegível e podem, inclusive, acabar por não transmitir a mensagem que você deseja. Tenha um design mais clean e procure chamar atenção com conteúdo e não com formato.

Se preferir, é possível quebrar a bio em linhas. Para isso, basta acessar o Instagram pelo computador e editar o texto por ali. Assim, não fica tudo na mesma linha e é possível organizar bem suas informações.

Checklist da Bio Perfeita no Instagram

Uma boa bio é aquela que cria uma ótima primeira impressão e convence o expectador a seguir você. Então, recapitulando:

  1. Use seu nome no campo “nome”
  2. Uma boa foto de rosto e um bom texto para a bio
  3. Emojis para quebrar o texto bruto, se você quiser mudar um pouco
  4. Coloque seu e-mail
  5. Formate bem o texto

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