10 dicas para conseguir mais seguidores no Instagram

12 de Janeiro de 2018

Quer conseguir mais seguidores no Instagram? Essa, por certo, não é uma tarefa fácil – e é almejada por muitos. Com mais de 700 milhões de usuários ativos por mês, o Instagram acabou se tornando um ótimo meio de divulgação de conteúdonetworking e uma ferramenta muito poderosa para a criação de audiência para indivíduos e marcas.

É um dos sites de networking social mais populares no planeta, com mais de 60 milhões de imagens sendo compartilhadas e 1,6 bilhões de likes por dia. E o quão relevante é isso? As taxas de engajamento na maior parte das redes sociais são menores do que 0,1%, mas o Instagram deixa todas as redes comendo poeira.

Um estudo recente afirmou que o engajamento médio das postagens de marcas no Instagram é 58 vezes maior do que no Facebook.

Se você não está trabalhando ativamente para conseguir mais seguidores no Instagram, você pode estar perdendo uma base de fãs que querem engajar com seu conteúdo e aprender mais.

Não existe uma fórmula mágica para conseguir mais seguidores no Instagram. Claro que existem vários serviços na Internet que vão incrementar sua base de seguidores usando atalhos suspeitos, como a compra de seguidores, e usando bots – mas qual o sentido?

O seu objetivo deve ser se conectar com pessoas reais, que serão apaixonadas pelo seu conteúdo e nicho de atuação, para que elas interajam e desenvolvam uma conexão contínua – e bot nenhum consegue fazer isso.

Você precisa descobrir como se conectar com as pessoas reais que constroem sua audiência ideal, e criar um conteúdo poderoso para que você aumente sua base de seguidores de forma significativa, com resultados reais.

Nesse guia, vamos detalhar como conseguir isso – mas todas essas estratégias essencialmente se reduzem a algumas verdades muito importantes.

Para conseguir mais seguidores no Instagram, você precisa ser consistente, autêntico e orientado por objetivos.

Isso significa encontrar potenciais seguidores nas comunidades já existentes, ecompartilhar conteúdoqueengaje e os motive a seguir sua conta, contando uma história que seja consistente e que as pessoas se identifiquem, para engajar seguidores já existentes e trazer mais fãs para se juntarem à comunidade.

#1 ESTRATÉGIA

Crie uma estratégia clara para o Instagram

Usar qualquer plataforma de divulgação sem um planejamento vai levar a recursos desperdiçados e um baixo retorno ao investimento – e o Instagram não é diferente.

Mesmo se você está começando do zero ou ajustando seus esforços atuais no Instagram, uma estratégia clara vai definir o que você quer atingir e, assim, você pode focar e atrair os seguidores certos para o seu nicho.

Independente do segmento, é preciso desenvolver e contar uma história que caiba perfeitamente no modelo altamente visual do Instagram.

Uma narrativa consistente e atrativa dá propósito ao seu conteúdo e inspira engajamento com a sua comunidade atual, incluindo o aumento no potencial de compartilhamento por parte daqueles que te acompanham, que expandirão sua audiência e trarão novos seguidores.

#2 VISIBILIDADE

Faça sua conta mais encontrável

Se você quer conseguir mais seguidores no Instagram, você tem que garantir que seja fácil encontrá-lo.

Se você já construiu uma base de seguidores no Facebook, Twitter, Pinterest, ou em qualquer outra rede social, você deve garantir que esses fãs saibam da sua conta no Instagram também.

Mencione sua conta na rede social e ofereça um incentivo para seus seguidores conferirem, ou só destaque algumas de suas melhores fotos do Instagram em outros canais.

Usar hashtags relevantes ao seu nicho ajudará com que seus posts apareçam para pessoas que podem não estar seguindo você ainda, mas estão procurando fotos relacionadas ao seu ramo.

MAS ATENÇÃO: não use hashtags de blackhatcomo #likeforlike, #tagsforlikes, #followforfollow ou afins que possam te ajudar a ver um aumento temporário em seguidores, mas que comumente se tratam de pessoas que são spammers ou pessoas que só estão interessadas em ser seguidas de volta – nenhum dos dois casos ajuda a construir uma base sólida e engajada no Instagram.

Em vez disso, foque em usar hashtags que são específicas à sua foto, ao seu produto, ou ao seu negócio.

#3 SEJA CONSISTENTE

Poste consistentemente e na hora certa

Não existe a frequência perfeita que você deveria postar no Instagram, mas uma análise notou que, postando diariamente, você ganha quatro vezes mais seguidores do que postando menos de uma vez por semana.

As pessoas que já te seguem vão querer ver conteúdo de você – até porque foi por isso que eles te seguiram.

Quando eles interagirem com seus posts, aquela atividade se torna visível para os seguidores deles, expondo você a uma audiência ainda maior.

E eles também podem estar mais inclinados a compartilhar um conteúdo bacana com amigos marcando-os nos comentários.

Use o conhecimento de sua audiência para determinar o melhor horário para postar no Instagram (Veja o item 10 desta lista para entender melhor disso).

Por exemplo, se seus seguidores são pessoas que costumam trabalhar em período integral, a chance de eles não checarem o Instagram entre 9h e 11h da manhã são altas, porque essa não costuma ser a primeira coisa que eles fazem no trabalho.

Entretanto, se seus seguidores são essencialmente donos de casa, o período da manhã pode ser o de maior uso do Instagram deles, logo, o ideal para postar.

#4 BOAS LEGENDAS

Use legendas atraentes

Mesmo o Instagram sendo uma plataforma altamente visual, suas legendas tem um papel crucial no aumento do engajamento e, por consequência, ajuda você aganhar mais seguidores no Instagram. Aqui vão algumas estratégias pra ter em mente:

  • Coloque as palavras mais importantes na frente – legendas cortam após algumas linhas de texto, então mantenha a informação mais atraente logo no começo;
  • Faça perguntas – isso encoraja sua audiência a deixar um comentário com resposta, e esse engajamento vai ajudar a tornar sua conta mais visível para mais pessoas;
  • Use emojis – eles ajudam a atrair a atenção do leitor e dinamizam a leitura da sua legenda.

#5 UTILIZE MARCAÇÕES

Use as tags apropriadamente

Você pode aumentar seu potencial de audiência em um post marcando outros usuários e/ou lugares – mas só quando é relevante fazê-lo, claro.

MARCANDO USUÁRIOS

Você pode marcar outros usuários do Instagram que aparecem nas suas fotos tanto com o @username na sua legenda ou usando a funcionalidade da rede social para marcar pessoas – de qualquer jeito, eles serão informados por meio das notificações.

Marcar alguém encoraja o engajamento com o post e aumenta a possibilidade de compartilhamentos com seus próprios seguidores.

Você pode encorajar seguidores a marcarem amigos nos comentários, se aplicável.

Por exemplo: “marque alguém que precisa de férias!” pode ajudar a expor seu conteúdo no Instagram para uma maior rede de pessoas.

MARCANDO LUGARES

Quando você vai em um restaurante chique, em uma loja bacana, ou até mesmo em algum evento, vale a pena marcar a localização na sua foto, pois isso ajudará a expor a imagem para mais pessoas que clicarem e buscarem por mais fotos da localidade marcada.

Sempre que houver um lugar visível nas suas fotos, vale a pena adicionar a tag de localização, pelo fato de que isso é mais um jeito das pessoas encontrarem seu conteúdo.

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#6 CAPRICHE NO PERFIL

Crie um bom perfil

Seu perfil é o alicerce da sua presença no Instagram, e um perfil bem feito é a chave para conseguir mais seguidores. Afinal de contas, quem clica no botão de “seguir” em um perfil que não está claro, completo ou apelativo?

O perfil é composto de nome, username, site e bio (já até demos dicas para você criar uma ótima biografia).

  • Nome: até 30 caracteres, e é incluso na busca do Instagram, então você pode querer usar uma palavra-chave.
  • Username: padronize seus usernames para serem o mesmo em outras redes sociais para que seus seguidores de outras plataformas não tenham dificuldade em encontrar você no Instagram.
  • Website: o único lugar do Instagram que você pode incluir um link clicável (além de botões CTAs em anúncios)
  • Bio: 150 caracteres para cobrir toda sua identidade e mostrar para novos visitantes o porquê eles deveriam te seguir.

#7 SE FAÇA APARECER

Interaja com influencers grandes do seu nicho

Como em todas as redes sociais, o Instagram é formado pelas comunidades que foram construídas dentro dele. Para ter cada vez mais sucesso é fundamental que você deve engaje com essas comunidades – mas primeiro você deve encontrá-las.

Vale a pena buscar instagrammers de sucesso que já construíram uma comunidade do seu nicho e interagir com eles. Assim que você identificar algumas contas relevantes, se envolva: curta, comente e compartilhe o conteúdo deles.

Muitas pessoas vão retribuir o favor, ou vão até seu perfil para conferir – e potencialmente vãoseguir você se gostarem do que virem (ou seja, mais motivos para gastar um tempo melhorando seu perfil, como colocado no item 5)

#8 TENHA UMA FORMA ÚNICA DE SE MOSTRAR

Desenvolva um estilo visual único e reconhecível

É da natureza humana querer se encaixar, mas no Instagram a ideia é tentar se diferenciar.

Tente encontrar um filtro que te agrade, um determinado estilo de edição de imagem, as mesmas cores, mesmo estilo de cores, você escolhe. Procure inovar, estética e artisticamente.

#9 UTILIZE OUTROS RECURSOS

Vá além do feed com o Instagram Stories e vídeos ao vivo

Uma maneira muito boa de chamar atenção e encorajar o engajamento – portanto, aumentando seu alcance – é compartilhar conteúdo ao vivo.

INSTAGRAM STORIES

O recurso Stories apareceu no Instagram há mais de um ano e mais de 200 milhões de pessoas veem ele diariamente – e tais seguidores são altamente engajados. Aproximadamente um em cada cinco Stories recebe uma mensagem direta.

VÍDEO LIVE

O Instagram é o lugar perfeito para aproveitar o vídeo ao vivo – uma tendência que continua crescendo nas mídias sociais. É o formato que permite a cobertura de eventos em tempo real, como conferências, agrupamento de comunidades ou até mesmo promoções de merchandising.

Os vídeos ao vivo aparecem no campo do Stories. Quando eles acabam, você pode escolher deixá-los desaparecer ou escolher disponibilizar o replay no seu Stories por 24 horas. Usuários são notificados quando uma conta que eles seguem começa a transmitir um vídeo ao vivo, para que tal vídeo realmente chame a atenção.

#10 CONTINUE CRESCENDO E APRENDENDO

Instagram insights

Os insights do Instagram promovem informação sobre impressões de cada post, junto com alcance, engajamento e melhores posts. Você também pode conseguir informações chave sobre seus seguidores, incluindo gênero, idade, e localização.

Rever insights do Instagram com frequência pode ajudar você a identificar o que você pode ajustar na sua estratégia para ajudar você a conseguir mais seguidores no Instagram.

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