Como entender métricas para gerenciar redes sociais

24 de Maio de 2018

Aqui na Squid sempre brincamos que todo influenciador acaba se tornando um pouquinho publicitário, um pouquinho “marketeiro”. Isso porque existem vários conceitos importantes da Comunicação que acabam servindo como base de um trabalho bem feito de gestão de marca, seja ela pessoal (seu próprio canal ou perfil), seja a marca para a qual você realiza uma ação.

Tendo isso em mente, as métricas das redes sociais são um ponto muito importante e que contribuem significativamente para sua profissionalização como microinfluenciador. Por isso, viemos explicar um pouquinho sobre indicadores que você pre-ci-sa saber! Vamos seguir como base os indicadores do Analytics do Instagram, assim, você entenderá como deve interpretar dados e informações contidas nessa rede. Vamos começar?

 

#Instagram Analytics

Analisar métricas pode ser seu maior trunfo

 

O Analytics do Instagram é dividido em três momentos: Atividade, Conteúdo e Público. Sabendo que a ferramenta se divide dessa maneira, é possível deduzir que esses três momentos são pontos importantes que você deve considerar ao gerenciar seu canal, certo?

Antes de continuar, escrevemos um artigo sobre como você pode gerenciar seu conteúdo e tornar seu perfil mais forte nas redes sociais.Acreditamos que pode ser útil lê-lo antes de começar esse texto aqui. Dessa forma, você terá maior embasamento para compreender todos os indicadores que mencionaremos.

Mas voltando… e seguindo sobre o Analytics do Instagram, você pode acessá-lo em seu próprio perfil, clicando no ícone como o abaixo:

A ferramenta já estará aberta em Atividade, em que são mostrados alguns indicadores bem simples, como:

#Interações

O que é? Total de toques nas publicações ou perfil.

Nossa dica: significa a soma de todas as curtidas, comentários, cliques na bio, etc.

#Visitas ao perfil

O que é? Quantidade de vezes que um usuário entrou especificamente em seu perfil.

Nossa dica: você consegue tirar algumas ideias sobre esse dado. Uma delas é a noção de quantas pessoas tiveram curiosidade em ver mais do que apenas sua foto no feed. Ou mesmo quantas pessoas optaram por acessar seu perfil para ver uma informação específica (como seu contato, endereço, etc). Pode significar que o usuário, em algum momento, teve um interesse especial por você.

#Cliques no site

O que é? Quantidade de vezes que um usuário acessou seu site.

Nossa dica: é interessante que você se questione em quais momentos esses cliques aumentaram ou diminuíram, por exemplo. Se alguém acessou seu site, por quanto tempo ficou? O que gerou tal interesse? Se foi um conteúdo específico, o que ele teve de diferente em relação aos outros?

#E-mails, ligações e como chegar

O que é? Como os próprios nomes remetem, representa a quantidade de vezes que um usuário clicou em seu perfil para fazer uma ligação, enviar um e-mail ou ver seu endereço.

Nossa dica: preze sempre para que essas informações estejam corretas e atualizadas. Você pode perder um trabalho super legal porque não conseguiram entrar em contato com você pelo seu perfil.

#Alcance

O que é? O alcance se define pelo número de pessoas que foram alcançadas pela sua publicação, ou seja, o número de usuários únicos na rede que viram sua publicação.

Nossa dica: esse dado é importante porque reflete a quantidade de pessoas que você está atingindo com seu conteúdo. O que você deve se perguntar aqui é a qualidade desse alcance, se um usuário viu uma publicação, o que o fez curtir ou não aquele conteúdo? Ele interagiu? Qual foi a qualidade dessa interação? Foi um comentário positivo ou não? E por aí vai!

#Impressões

O que é? Uma impressão é contabilizada sempre que seu post ou conteúdo é exibido. Ou seja, se apareceu na timeline e depois foi exibido novamente para o mesmo usuário, então são contabilizadas 2 impressões do seu post.

Nossa dica: é por isso que o número de impressões geralmente é tão alto. É importante que você compreenda o quanto seu conteúdo foi “impresso” na rede, mas mais do que isso, é importante que entenda qual a reação que ele gerou no usuário com essa impressão.

Já em Conteúdo você consegue ter uma noção maior sobre resultados atrelados à uma publicação específica. Só com essa informação já é possível compreender qual conteúdo teve um destaque maior, qual gerou mais interações, qual não gerou… No Analytics do Instagram, a prioridade é mostrar as publicações do seu feed por Impressão.

Passando para a aba de Público, o Instagram oferece informações específicas sobre o perfil das pessoas que te seguem. É possível ver o gênero, a faixa etária, as principais localizações, o tempo médio que seus seguidores ficam no Instagram e em qual momento da semana eles são mais ativos. Todas essas informações são importantes para que você identifique como criará seu conteúdo para que seja melhor absorvido por seus seguidores. Afinal, você quer gerar a melhor experiência possível para eles, certo?

#Engajamento

Engajamento, o super poder dos microinfluenciadores

Tá, mas…. e o Engajamento? Por que ainda não falamos sobre ele?

Não falamos até o momento porque consideramos o engajamento uma das métricas mais importantes quando se fala sobre conteúdo. E especialmente quando falamos sobre microinfluenciadores.

Por mais que o número de seguidores, o alcance e as interações sejam indicadores interessantes de serem compreendidos, o engajamento é o indicador que melhor mostra a qualidade dessa interação.

Definimos a Taxa de Engajamento no Instagram, por exemplo, como a somatória do engajamento de todas as fotos do perfil dividido pelo número de fotos. É importante lembrar que a maioria das empresas, plataformas e ferramentas considera o engajamento das fotos postadas no último mês, assim você não precisa se preocupar tanto com aquele post de anos e anos atrás que por qualquer motivo teve um engajamento baixo. Por outro lado, ficar longos períodos sem posts pode prejudicar seu perfil – e muito.

Ok, agora que já sabemos como calcular o engajamento médio de um perfil, precisamos saber também o engajamento de cada foto. Para isso, consideramos como o próprio Instagram recomenda:

É importante ter em mente que essa métrica pode ser adaptada para cada uma das redes sociais.

#Stories

A arte de criar conteúdo efêmero relevante e suas métricas

Seguindo para o Stories, é interessante destacar que esse formato tem sido muito bem aceito por usuários da rede. Em novembro de 2017, o Instagram divulgou que o recurso bateu a marca de 300 milhões de usuários ativos diariamente desde o seu lançamento, em agosto de 2016.

Sabendo disso, é importante que você crie uma forma só sua de se comunicar pelo Stories. Assim, seus usuários (e até mesmo os novos que você conquistará!) vão gostar cada vez mais de te acompanhar e seu conteúdo continuará se amplificando na rede. Neste artigo, nós falamos sobre como você pode usar o Stories a seu favor e consolidar cada vez mais sua marca por meio da linguagem.

Para o Stories, as principais métricas são: Interações, Visualizações, Alcance, Saídas e Voltar. Os itens Saídas e Voltar mostram como seu público está consumindo determinado conteúdo, se estão voltando para rever ou se estão saindo dos Stories e esse comportamento é essencial para que você saiba o que deve fazer mais, o que deve fazer menos e o que deve simplesmente parar de fazer.

#Análise

O que é um bom engajamento?

Como estamos falando sobre microinfluenciadores, a Squid se orienta pela seguinte tabela:

Os números são indicadores muito importantes sobre o perfil, afinal, eles contribuem para que você tenha visibilidade, comprove resultados do seu conteúdo e meça seu crescimento. E fique atento: tão fundamental quanto compreender tais números é entender a qualidade de cada um deles.

Um número vazio, sem correlação com outros indicadores, pode não representar nada por si só. Mas quando relacionados com outros indicadores, pode apresentar insights interessantes e que vão contribuir significativamente para sua estratégia nas redes sociais e te ajudar a tomar decisões.

Ter muitos seguidores é bem legal, mas apenas quando eles interagem contigo, se engajam com conteúdos. Do contrário, qual a diferença?

Ter muitas curtidas em uma foto também é um indicador interessante, porém, se não tiver nenhum comentário talvez não seja tão bacana. Será que os usuários simplesmente não curtiram como um “robozinho”, sem nem mesmo aproveitar o conteúdo publicado ali? Pense nisso.

O que prezamos que você tenha sempre muito claro, necessariamente, é o mindset de que não existe estratégia sem métrica. E você precisa de uma estratégia para suas redes se quiser que sua dedicação e seus esforços deem resultados, sejam eles financeiros ou não.

Para entender mais sobre métricas para Facebook, Youtube ou até mesmo Instagram, recomendamos também os vídeos a seguir:

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