Os 5 C’s da criação de conteúdo

11 de Janeiro de 2018

O ano de 2016 foi particularmente interessante para o Instagram.

Com a estratégia de agregar novas ferramentas à plataforma (como Stories, Live e álbum de fotos que permite adicionar diversas imagens em um único post), o app conseguiu conquistar o coração de usuários e, consequentemente, de empresas (que sempre vão atrás de seus clientes). Com isso, a base de cadastrados na plataforma aumentou consideravelmente.

Para se ter uma ideia do quanto a rede social cresceu, em setembro passado o Instagram bateu a marca de 800 milhões de usuários no mundo, sendo que 500 milhões deles utilizam a plataforma diariamente, de acordo com informações divulgadas pelo próprio Instagram.

Outro dado interessante compartilhado pela empresa: em um ano de Stories, o número de usuários que utilizam a ferramenta diariamente chegou a 300 milhões. Além disso, o alcance da rede social é grande: 80% dos usuários vivem fora dos Estados Unidos.

Todos esses números atraíram marcas e a quantidade de perfis corporativos no Instagram chegou a 8 milhões em março de 2017, sendo mais de 1 milhão de anunciantes ativos.

Os próximos anos prometem ser ainda melhores e, se você quiser aproveitar essa onda, gerar um conteúdo relevante no Instagram é essencial. Para isso, listamos os chamados “C’s da criação de conteúdo”, que podem ajudar você a aplicar essas técnicas na sua maneira própria de criar.

Claro que você não precisa seguir as dicas à risca, mas quem sabe elas te ajudam a melhorar ainda mais o que você já produz na rede social.

#1 CLARIDADE

Qual é a sua história?

Claridade remete diretamente à pergunta “Por quê?” para seu perfil como um todo, mas mais especificamente ao seu conteúdo no Instagram. Pergunte a si mesmo se o que você está tentando fazer com a sua conta no Instagram e como suas fotos podem ajudar você a atingir o que deseja. Em outras palavras – qual é a sua história?

Talvez você seja um fotógrafo e queira usar sua conta no Instagram para atrair novos clientes e encontrar outros creators locais para colaborar.

Você pode ser um designer de roupas e sua intenção com o Instagram é atrair novos clientes para sua loja online, para vender sua nova coleção e encontrar novas lojas que vendam suas roupas.

Ou sua intenção seja a de simplesmente se conectar e inspirar seguidores, e você não está necessariamente usando a rede para vender um produto ou serviço – e mesmo assim, diríamos que o mesmo princípio se aplica, sendo que é igualmente importante ter um propósito de direção.

O objetivo, quando se está definindo uma estratégia visual para o Instagram, é a de começar a postar com a intenção de se conectar com seguidores. Sua estratégia de criação de conteúdo, portanto, deve incluir postagens que façam com que seus seguidores engajam e ajudem você a crescer sua marca ou negócio como consequência.

Conseguir uma visão clara do seu propósito é essencial para atingir esse objetivo.

#2 COR

Faça uma análise das cores

A cor é um dos modos mais efetivos de comunicar sua essência – e é por isso que ela deve ser uma parte importantíssima da sua criação de conteúdoCores têm o poder de evocar emoções e controlar como uma marca é vista (e, nesse caso, você é a sua marca).

É importante entender a psicologia da cor ao escolher uma paleta para si, e também de usar a cor para criar uma presença consistente no Instagram pelo uso de uma determinada paleta de cores.

Provavelmente as cores da sua marca serão determinadas pelo processo de branding.

Mas se você ainda não passou por nenhum processo assim tão formal, tome um tempo para olhar para o conteúdo que você está criando e faça uma análise das cores que repetidamente aparecem e que combinam com seu perfil.

Assim que você identificar sua própria paleta de cores para o seu feed do Instagram, você começará a notar oportunidades de criação de conteúdo que irão se encaixar no seu feed.

O influenciador @amortemata – que é parceiro da Squid – usa das cores alaranjadas para compor seu feed

Seja uma parede que é de uma das cores do seu perfil, um objeto ou uma peça de roupa que se conectam diretamente ao seu jeito, ou que se comunica visualmente com sua marca.

background é um lugar muito importante, pois permite que você cure bem a mistura de cores e alcance o balanço perfeito entre conteúdos. Criar seu próprio backdrop colorido é fácil (e barato!), e ele é essencial para se ter em mãos e estilizar seu branded content rapidamente, sem muito esforço.

#3 COMPOSIÇÃO

Coloque o assunto em foco na sua foto

Quando pensamos sobre criar uma presença consistente no Instagram, a função da composição é um pouco mais sutil que a da cor, mas é igualmente importante.

Em suma, a composição se refere à colocação ou ao arranjo dos elementos visuais com relação ao assunto foco. Ao escolher o assunto em foco na sua foto, existem certas “regras” ou guidelines quando se fala em composição.

Para esse artigo, nos referimos mais ao fato de que é importante prestar atenção ao balanço dos diversos tipos de composição que se apresentam no seu feed para que você, novamente, mantenha uma presença consistente no Instagram.

Se você tem algum conhecimento prévio em fotografia, artes ou design, você já está familiarizado com o golden ratio e em como ele se aplica à regra dos terços na fotografia para criar cliques mais interessantes e dinâmicos.

O princípio básico da regra dos terços é imaginar que uma imagem é quebrada em terços, vertical e horizontalmente, deixando você com nove partes.

Com isso em mente, a regra sugere que quatro desses pontos onde há intersecção entre linhas é onde você deve colocar seu assunto em foco, e que essas quatro linhas são posições importantes para colocar elementos em suas imagens.

A teoria é que se você colocar elementos de interesse na intersecção ou ao longo das linhas na sua foto, ela se torna mais balanceada, mais dinâmica e permitirá que o espectador interaja mais naturalmente com a imagem.

Como com todas as outras regras, existem exceções e elas estão aí para serem quebradas, mas dê uma chance e experimente usar essas dicas com suas fotos e aplicar a regra dos terços para sua composição de imagem.

Claro, existem diversas formas de usar a composição nas suas imagens do Instagram, como a de prestar atenção às texturas e padrões (tente preencher o mesmo frame com elas) ou linhas, usando-as para atrair seus olhos à imagem – mas a regra dos terços é um ótimo lugar para começar.

Leve o “grid” em consideração ao tirar suas fotos

#4 CONTEÚDO

Encontre o equilíbrio para o seuconteúdo

Pode-se dizer que a criação de conteúdo engloba duas partes: a categoria de conteúdo em si, e o componente estilização que vem associado a ele.

Então, enquanto a categoria pode ser educacional, inspiracional ou promocional, por exemplo, a estilização se refere ao estilo da imagem que é postada.

Ao determinar seu mix de conteúdo, que vai variar muito dependendo do tipo de negócio ou marca que você tem, a ideia é encontrar o mix perfeito e balancear o conteúdo – o que vai permitir que seu trabalho chame atenção.

A ideia aqui é criar uma vitrine bonita, inspiracional e consistente, que forneça uma forte presença e um estilo marcante no seu Instagram.

Então, quando uma das suas fotos aparecer no feed dos seus seguidores, eles saberão imediatamente que se trata de você. Isso também constrói uma base sólida para criar relacionamentos com a sua marca, do início ao fim.

Fora isso, a ideia geral é a balancear os tipos de conteúdo para que não haja muita repetição.

Se você pensar no seu feed com o Instagram em termos de 12 primeiras fotos, você precisa garantir que está contando uma história por meio dessas 12 fotos, mas também oferecendo uma variedade de conteúdo entre elas.

Logo, se um novo espectador está olhando seu feed pela primeira vez, ele terá uma boa noção do que você tem à oferecer baseado somente nessa “espiadinha”.

A influenciadora @giovannacarmesini posta quase todo dia e mistura bem os tipos de conteúdos em seu perfil

#5 CONSISTÊNCIA

Tenha regularidade em seus posts

Consistência é definitivamente mais do que um conceito abrangente, aqui nós buscamos consistência por meio de todas as guidelines que passamos anteriormente – você deve ter notado que mencionei isso algumas vezes durante esse post.

Consistência pode se referir à frequência dos seus posts e, mesmo sendo sempre hesitante em dizer que há uma quantidade exata de vezes para postar durante uma semana, acreditamos que você deva programar uma quantidade de posts por semana – seja uma vez, ou sete.

Você quer estabelecer um padrão para seus seguidores. Se eles estão esperando posts diários de você, não deixe isso escapar!

Quando se trata de branding, o objetivo final para seu feed no Instagram – ou em qualquer ponto de contato com sua marca, na verdade – é criar um banco de imagens consistente, que ele se destaque no feed dos seus seguidores e que ele seja reconhecível instantaneamente. Não há valor para esse reconhecimento de marca.

CONCLUSÃO

Então, nosso conselho final para quando você estabelece seu próprio processo de criação de conteúdo é: entenda esses cinco C’s e crie pra si algumas guidelines com base neles. Pense em como essas dicas se aplicam ao seu perfil.

Nossa intuição diz que você já passou, pelo menos uma vez na vida, algum tempo pensando e definindo uma estratégia visual e que, na verdade, se tornou mais fácil o processo de criação de conteúdo uma vez que há algumas intenções por trás dele.

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