5 tendências do marketing digital que você não pode ignorar em 2020

25 de Março de 2020

Fique de olho em todas as novidades do mercado de marketing digital, entenda o que faz sentido para a sua audiência e se destaque!

Gostamos de sempre estar à frente quando se trata de marketing digital e de influência. Por isso, em 2019, falamos sobre algumas tendências para 2020. Para nos mantermos atualizados, vamos continuar o assunto, trazendo novos insights e também algumas estratégias que estão caindo em desuso. Confira o que fazer e que não fazer para se manter dentro das principais estratégias do momento. 

Aposte em:

1. Chats privados 

Com a criação e a concretização das contas comerciais, agora é possível estabelecer uma comunicação mais direta e humana com os clientes pelos chats privados – ferramenta feita para garantir uma conversa mais livre, autêntica e humana entre público e marca. Você pode utilizá-la até nos aplicativos mais comuns como WhatsApp, Telegram e Messenger, com a configuração específica que eles criaram para empresas se comunicarem com seus clientes. Uma forma simples para conversar diretamente com os consumidores e manter a relação próxima!

2. Inteligência artificial

Falando em comunicação mais direta e humana, o investimento em inteligência artificial e chatbots é primordial para que ela aconteça. A IA pode analisar o comportamento do consumidor, os padrões de pesquisa e usar dados de plataformas de mídia social e postagens de blog para ajudar a entender como os clientes encontram seus produtos e serviços.

Em pouco tempo, a inteligência artificial será a grande responsável pelo funcionamento de muitos serviços e, atualmente, podemos ver a sua utilização em áreas como:

  • Comunicação básica
  •  Recomendações de produtos
  • Criação de conteúdo
  • Personalização de e-mail


3. Valorização da transparência

Essa é uma tendência que já vem acontecendo há um tempo, especialmente com o marketing de influência. As pessoas estão mais atentas a propagandas enganosas ou muito distantes da realidade. Elas querem saber como as marcas tornam o mundo melhor e a vida mais fácil, DE VERDADE. 

De acordo com a pesquisa da “Global Consumer Pulse” 2019, da Accenture Strategy, os consumidores (76%) afirmaram que suas decisões de compra são influenciadas pelos valores propagados pelas marcas e pelas ações de seus líderes.

O mesmo levantamento também revelou que as marcas que informam ao público sobre seus propósitos, demonstram comprometimentos com causas e se colocam no mundo para além de seus produtos, têm mais chance de atrair consumidores e influenciar decisões de compra.

4. Análise de sentimentos

A presença das reações com sentimentos está cada vez mais forte nas redes sociais. Isso é reflexo do crescimento da personalização e da humanização dos recursos disponíveis. É importante ter isso em mente na hora de criar novas interações com o público e aproveitar os dados e informações oferecidos por eles, via comentários, para entender e conhecer melhor a sua audiência. 

5. Personalização 

Se você deseja se destacar em 2020, vai precisar personalizar muito bem seu marketing. Isso inclui conteúdo, produtos, e-mails e muito mais. Coloque-se no lugar do consumidor e entenda que uma publicidade genérica pode não causar tanto impacto ou comoção. 

A personalização pode se identificada em um e-mail marketing bem elaborado ou até nas sugestões de músicas do Spotify. O importante é pensar em como oferecer uma experiência única e exclusiva para a sua audiência. 


Em queda! 

Ao mesmo tempo em que há tendências que se tornam mais fortes, há também as que estão caindo em desuso e que podem não favorecer as suas estratégias. São elas: 

1. Compra de mailing

O e-mail como canal exclusivo de vendas está em declínio e a compra de mailing com endereços sem autorização do seus donos é cada vez mais repudiada. Cuidado para não cair em ciladas!

2. Ferramentas de automação no Instagram

A rede social queridinha do público proibiu o uso desse tipo de ferramenta, que  ajuda a automatizar tarefas repetitivas do dia d dia. Com isso, ela quis valorizar a interação real e humanizada, mais espontânea (uma tendência, lembra?). Então, melhor começar a ficar de olho nos melhores horários para postagens, ler as métricas disponíveis e fazer você mesmo o trabalho.

3. Postagens comerciais

Já foi o tempo em que o conteúdo de páginas de negócios se resumia apenas à venda de produtos. Hoje as pessoas querem histórias, backstage, a realidade de cada marca para que ela chegue ao produto que está sendo oferecido. É preciso atenção para não usar uma comunicação que já se tornou desinteressante, combinado?

Esperamos ter contribuído para que sua marca acompanhe as tendências de marketing e se destaque. Lembre-se de manter sempre a comunicação clara e transparente para se aproximar do público, com honestidade e espontaneidade. Dessa forma, a relação será construída de forma genuína e muito saudável!

E, se precisar, fale com especialistas prontos para te dar uma mão e garantir que sua estratégia esteja em sincronia com as tendências do marketing. Sabe o que você ganha com isso? Spoiler alert: muito sucesso!

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